Sem D'Ale, Odair pode reeditar formação de melhor fase do Inter no Brasileirão
- entrelinhascolorad
- Nov 14, 2018
- 3 min read

Odair Hellmann opta pela privacidade do Beira-Rio com portões fechados nesta quarta-feira para definir a escalação do Inter, com um alvo especial para mistério antes de receber o América-MG: o substituto de D'Alessandro, suspenso. O técnico guardará para si o nome do escolhido até minutos antes da partida, marcada para quinta, às 21h, pela 34ª rodada do Brasileirão. Mas a ausência abre espaço para o treinador voltar a armar a equipe sem um meia de origem.
E para reeditar justamente a formação que rendeu à equipe seus melhores números no Brasileirão ao menos no que diz respeito às características dos jogadores. Duas opções de velocidade para atuar pelo lado do campo despontam como principais candidatos à vaga: Wellington Silva e William Pottker.
De perfil semelhante, Rossi também surge como alternativa, mas menos cotada. Os meias Camilo e Juan Alano são nomes para manter característica semelhante à de D'Alessandro.
Os números do Campeonato Brasileiro mostram que o time se sai melhor quando atua sem um armador de origem no meio-campo. O Inter, aliás, se consolidou na competição e chegou até a liderança quando a equipe foi armada no 4-1-4-1, com Rodrigo Dourado, Edenílson e Patrick como volantes e dois atacantes de lado.A gente já teve várias alternativas. Com a entrada do D'Ale, Patrick jogou pela beirada. Odair pode botar outro jogador pelo meio, pode botar um jogador com mais velocidade para dar amplitude. (A mudança) Só interfere se mudar o posicionamento. O Odair que vai definir – afirma Rodrigo Dourado.
Inter no Brasileirão
Com armador de origem Sem armador de origem
12 jogos 21 jogos
5 vitórias 13 vitórias
4 empates 7 empates
3 derrotas 1 derrota
Aproveitamento: 52,7% Aproveitamento: 75,4%
Sem meia de origem
De acordo com o que o GloboEsporte.com apurou, a tendência é de que o treinador opte por um atacante de velocidade para atuar como extrema, aberto pela esquerda. Assim, Patrick voltará a ser posicionado mais centralizado para reeditar o tripé de volantes que deu certo durante boa parte do Brasileirão. O esquema "facilita" o estilo de jogo mais combativo, para pressionar o América-MG com intensidade na marcação e velocidade em transições ao ataque.
O histórico credencia Wellington Silva e William Pottker como favoritos à vaga de D'Alessandro. Cada um por suas trajetórias pessoais na temporada. O camisa 99 foi titular e artilheiro da equipe durante boa parte do ano, estava no time no melhor momento no Brasileirão e só perdeu a vaga devido a uma lesão muscular recente.
Wellington, por sua vez, desponta como uma espécie de 12º jogador de Odair nesta reta final de Brasileirão. Nos últimos jogos, o atacante foi a primeira alternativa do treinador para o segundo tempo das partidas. Contra o Atlético-PR, deu assistência para o gol de Rodrigo Moledo na virada por 2 a 1. Diante do Ceará, entrou justamente na vaga de D'Alessandro.
Pesa a favor de Pottker entrosamento e o entendimento da mecânica da função, que demanda comprometimento com o sistema defensivo. O jogador, porém, deixou o treino de terça-feira mais cedo. Wellington, por sua vez, é opção mais aguda para pressionar o América-MG desde o início da partida.
Com meia de origem
Odair também pode optar por manter o desenho recente da equipe, com Patrick aberto pela esquerda e um meia centralizado. Neste cenário, Camilo e Juan Alano são as alternativas de Odair, com uma característica em que a equipe fica mais com a bola e procura um jogo com aproximações e menos verticalidade.
Os dois jogadores já foram opção de Odair para esta função recentemente, mas devido a duas baixas de Edenílson. Na derrota por 2 a 1 para o Sport, na Ilha do Retiro, Odair optou por Camilo e Patrick centralizados, com Nico López e Rossi pelos lados. William Pottker foi o centroavante diante da ausência de Leandro Damião.
Contra o Atlético-PR, Juan Alano foi o titular ao lado de D'Alessandro no meio-campo. Nico López e Patrick atuaram como extremas, com Damião no ataque. A equipe saiu atrás e virou para 2 a 1.
Inter x América-MG - 34ª rodada do Brasileirão
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Data e horário: quinta-feira (15), às 21h (de Brasília)
Provável Inter: Marcelo Lomba; Fabiano, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Patrick, Nico López e Wellington Silva (Pottker); Leandro Damião
Provável América-MG: João Ricardo; Norberto, Ricardo Silva, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Zé Ricardo, Gerson Magrão, Ademir e Luan; e Rafael Moura
Desfalques do Inter: D'Alessandro, Gabriel Dias e Danilo Fernandes
Desfalques do América-MG: Aylon, Paulão, Ruy, Jori, David e Marquinho
Pendurados do Inter: Fabiano, Nico López e Brenner
Pendurados do América-MG: Aderlan, Zé Ricardo e Ademir
Trio de arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita a partida, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (PE) e Bruno Raphael Pires (GO)
Comentários