Sobis estreia como titular do Inter e ganha chance para convencer na referência do ataque
- entrelinhascolorad
- Jan 27, 2019
- 3 min read

Rafael Sobis forjou sua idolatria e a própria história do Inter com gols decisivos em finais nas duas Libertadores conquistadas pelo clube. Mas todos esses feitos eternizados nas lembranças dos colorados não o impedem de viver uma tarde especial neste domingo, ao fazer a sua reestreia como titular colorado contra o São José, às 17h, no Passo D'Areia, pela 3ª rodada do Gauchão.
De volta ao Beira-Rio que se acostumou a chamar de casa após oito anos, Sobis já sentiu o carinho da torcida na última quinta-feira. Mesmo com derrota por 2 a 1 para o Pelotas, o atacante foi ovacionado pelos colorados ao deixar o banco de reservas para atuar por cerca de 30 minutos.
A primeira partida serviu para quebrar o gelo em sua terceira passagem pelo Inter. Agora, o ídolo terá mais tempo para mostrar suas credenciais. E dar uma resposta positiva em uma posição que desperta discussão no Inter neste início de ano: a referência do ataque.
Sobis será o terceiro atacante a atuar como "camisa 9" em três jogos pelo Gauchão até aqui. E com uma característica diferente. No gramado sintético do São José, o jogador de 33 anos tentará fazer o setor ofensivo funcionar sem a figura de um centroavante fixo.
Na vitória por 1 a 0 sobre o São Luiz, Pedro Lucas deu característica semelhante à de Leandro Damião na função. Fez uma partida de menos mobilidade e mais posicionamento e imposição para segurar a linha de defesa rival e buscar o pivô para servir os companheiros.
Depois, na derrota por 2 a 1 para o Pelotas, William Pottker deu mais mobilidade à função. O camisa 99 trocou bastante de posição com Nico López, aberto pela direita. E, por característica de velocidade e explosão, preferia receber a bola em profundidade para apostar corrida com o defensor e finalizar – como ocorreu no lance do gol.
Com Rafael Sobis, a função tem nova mudança de característica. O atacante não é centroavante fixo e, aos 33 anos, tem menos explosão que Pottker. A tendência é de que atue como um falso 9.Assim, ele deve sair da área para participar da construção do jogo e abrir espaço para combinações pelo chão com infiltrações em velocidade de Neilton e Wellington Silva pelos lados. Esta deve ser a principal arma do Inter contra o São José. A escalação mais "leve" potencializa esse tipo de jogada.
Este papel já foi desempenhado por Sobis contra o Pelotas, nos 30 minutos finais da partida. Mas com pouco efeito. Caso a equipe não engrene neste formato, Odair Hellmann tem Tréllez à disposição no banco de reservas. O colombiano teve sua situação regularizada e foi inscrito no Gauchão. É opção como centroavante fixo para retomar a característica habitual do Inter.
Pottker tem característica diferente, boa infiltração, com movimentação de centroavante. Quando entendemos que não produzia mais efeito, fizemos uma troca com Sobis por dentro. O utilizaremos como centroavante ou penúltimo homem. Ele é ídolo, um grande jogador. Naquele momento, perdendo, precisávamos de jogadores com esta característica – disse Odair, após a partida contra o Pelotas.
Informações do Inter para a partida contra o São José:
Local: Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Escalação provável: Marcelo Lomba; Bruno José, Klaus, Roberto e Iago; Rithely, Bruno Lindoso, Patrick, Wellington Silva e Neilton; Rafael Sobis
Desfalques: Zeca, Uendel e Emerson Santos
Trio de arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima apita a partida, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Max Augusto Vioni.
Comments