Com um gol a cada 18 chutes, Inter liga alerta para corrigir pontaria do ataque
- entrelinhascolorad
- Feb 9, 2019
- 2 min read

A cada partida e independentemente do resultado, Odair Hellmannre corre ao mesmo discurso: o Inter ainda persegue a evolução em 2019 para alcançar o padrão ideal de atuações. O treinador vê sua equipe em progressão constante para atingir o patamar tão desejado, com um quesito específico e crucial a melhorar: a pontaria do ataque.
A baixa efetividade dos homens de frente é o ponto que mais recebe atenção do técnico, às vésperas da partida contra o Juventude neste domingo, às 17h, no Alfredo Jaconi, pela 6ª rodada do Gauchão. A vitória por 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, que tanto trouxe tranquilidade ao clube, ajuda a explicar o porquê.
Odair saiu da partida satisfeito com o desempenho de seus comandados. Após alterar o esquema do 4-1-4-1 para o 4-2-3-1, o treinador aprovou a atuação sem grandes sustos na defesa e com volume ofensivo crescente para dominar o rival. A ressalva ficou justamente no baixo aproveitamento nas finalizações.
"Está faltando um pouco de sorte. Vimos isso no último jogo. A bola bate na trave, o goleiro defende, bate no zagueiro. A gente vem trabalhando forte na finalização para crescer" (Neilton, atacante do Inter)
Os números tornam a preocupação mais evidente. O Inter anotou apenas quatro gols em cinco jogos, com média de 0,8 partida. Não para por aí. Nico López foi o único atacante a marcar no ano. E há apenas uma assistência, de Neilton para Emerson Santos, na vitória por 1 a 0sobre o São Luiz. O passe para o lado do atacante para o zagueiro sequer foi decisivo para o gol.
O ataque do Inter em 2019:
5 jogos
4 gols
Média de 0,8 gol/jogo
73 finalizações
*Média de 1 gol a cada 18,25 finalizações
*Números do Footstats
A falta de pontaria fica ainda mais nítida pelo número de finalizações necessárias para marcar um gol (confira o rendimento por jogo na tabela abaixo). O Inter tem um total de 73 conclusões a gol em 2019, das quais 26 na direção da meta adversária – 35% de acerto.
Em média, a equipe precisa de 18,25 finalizações para marcar um gol.Nas três partidas com os titulares, foram 52 conclusões e três gols – 1 a cada 17,6.
Odair atribui a falta de eficiência ao momento do ano. De acordo com o treinador, a comissão técnica reduziu a carga de exercícios de finalização devido aos trabalhos físicos da pré-temporada. Agora, com os atletas em outro nível, é possível retomar o volume anterior de atividades.
Esse tipo de situação a gente trabalha pouco no início da temporada. Jogadores estão com carga muito forte. A gente começou a inserir mais esse tipo de treino no dia a dia. Os jogadores estão mais preparados para fazer esse tipo de treinamento. Vão melhorar, vamos conseguir fazer os gols como fizemos ano passado. Estamos trabalhando cada vez mais esse refino – afirma Odair.
O Inter tem a missão de voltar a ser efetivo contra o Juventude, no domingo, às 17h, no Alfredo Jaconi, pela 6ª rodada do gauchão.
Artilharia colorada em 2019
Jogo Finalizações certas Finalizações erradas Gol
São Luiz 0 x 1 Inter 3 9 Emerson Santos
Inter 1 x 2 Pelotas 8 7 Adriano (Contra)
São José 2 x 0 Inter 1 7 --
VEC 1 x1 Inter 5 13 Nico López
Inter 1 x 0 Brasil-Pel 9 11 Rodrigo Moledo
Fonte: Footstats
Comments