top of page

Gre-Nal do Século completa 30 anos; relembre como foi o clássico

  • Writer: entrelinhascolorad
    entrelinhascolorad
  • Feb 12, 2019
  • 2 min read

12 de fevereiro de 1989, um domingo de calor perto dos 40ºC em Porto Alegre. Quase 80 mil espectadores no Beira-Rio. E um clássico que entraria para a história como o Gre-Nal do Século. Há exatos 30 anos, Grêmio e Inter disputaram um dos maiores clássicos de um rivalidade já centenária: o vencedor garantia vaga na final do Brasileirão de 1988 e um passaporte à Libertadores.

Em 296 Gre-Nais anteriores, nunca antes a Dupla tinha se enfrentando em tal instância de uma competição nacional. De um lado da chave, Bahia e Fluminense. De outro, Grêmio e Inter. Os dois grandes rivais. Vem daí a expressão Gre-Nal do Século, criada pelo cronista Lauro Quadros.

Eu sempre tive uma certa criatividade para criar bordões que, modestíssima parte, se eternizaram. Esse Gre-Nal decidia quem iria para a Libertadores. E quem decidiria o Campeonato Brasileiro. Meu Deus. Gre--Nal do Século, pelo seu valor, pelo seu peso. Até hoje se fala, 30 anos depois, no Gre-Nal do Século – conta Lauro.

Só que nem ele e nem outros na época imaginavam um jogo com tantas emoções e reviravoltas. Naquela edição, o Brasileirão de 1988 adentrou o ano seguinte para a disputa das fases finais. Grêmio e Inter empataram em 0 a 0 no jogo de ida, no Olímpico, em uma quarta-feira de Cinzas. A decisão ficaria para três dias depois, no Beira-Rio.

Edu Lima... uma dos grandes jogadores do GreNal do seculo...

O Grêmio começou na frente, com gol de Marcos Vinícius. E ainda ficou com um homem a mais em campo, após a expulsão de Casemiro. Mas Abel Braga, técnico que anos depois seria campeão da Libertadores e do Mundial, decidiu ousar. Substituiu o volante Leomir por um atacante, o uruguaio Diego Aguirre, e colocou o time no ataque. Deu certo: a virada veio com dois gols de Nilson no segundo tempo. Que garantiram a vaga na final e um lugar na história.

Ficha do jogo: Inter 2x1 Grêmio

Escalação do Inter: Taffarel; Luiz Carlos Winck, Aguirregaray, Nenê e Casemiro; Norberto, Leomir (Diego Aguirre) e Luis Carlos Martins; Mauricio (Norton), Nilson e Edu Lima. Técnico: Abel Braga.

Escalação do Grêmio: Mazaropi; Alfinete, Trasante, Luis Eduardo e Airton; Bonamigo, Cristóvão e Cuca; Jorginho (Reinaldo Xavier), Marcos Vinicius e Jorge Veras (Serginho). Técnico: Rubens Minelli.

Gols: Marcos Vinicius (G), aos 26 minutos do primeiro tempo, e Nilson (I), aos 16 e 26 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Trasante e Airton (G).

Cartão vermelho: Casemiro (I), aos 38 minutos do primeiro tempo.

Arbitragem: Arnaldo Cézar Coelho.

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

Público total: 78.083

Fonte Globoesporte.com


 
 
 

Comments


bottom of page