Convite: sexta-feira será de inauguração e homenagens no Gigante
- entrelinhascolorad
- Apr 12, 2019
- 2 min read

Em continuidade às atividades dos 110 anos do Internacional e aos 50 anos do Beira-Rio, celebrados na última semana, nesta sexta-feira (12/4), às 17h, será inaugurada a Praça José Pinheiro Borda, com a reinstalação do busto do ex-dirigente português, entre o ginásio Gigantinho e o Centro de Eventos Arthur Dallegrave. No local, também será enterrada a Cápsula do Tempo criada nas festividades de reinauguração do Beira-Rio, em 2014. Já na parte interna do Estádio, próximo ao portão 3, haverá o lançamento do mural de placas "O Gigante que nasceu das águas". O evento é aberto à toda comunidade colorada.
José Pinheiro Borda
Nascido em 28 de setembro de 1897, o português José Pinheiro Borda entrou para a história do Internacional como o “artífice do Gigante da Beira-Rio”. Mas, antes disso, Pinheiro Borda, como era conhecido devido a sua trajetória militar, foi presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul. Inaugurou, em sua gestão, o Hipódromo do Cristal. Após esse feito, em 1962, assumiu a Comissão de Obras do estádio junto a nomes como Efraim Pinheiro Cabral, Eraldo Herrmann, Ruy Tedesco, Telmo Thompson Flores, entre outros. No ano seguinte foi lançada a pedra fundamental do estádio.
Incansável, Pinheiro Borda capitaneou uma grande campanha em torno da assombrosa obra. O português visitava todos os núcleos colorados de Porto Alegre, além dos consulados por todo o estado. Seu objetivo era angariar auxílio da torcida para erguer o Gigante. Utilizou-se da imprensa, principalmente o rádio, para levar sua mensagem em prol do empreendimento. Criou laços definitivos do clube com seu fiel torcedor em todo o território gaúcho. Entretanto, quis o destino que um dos mais abnegados personagens em torno da construção do Beira-Rio, casa do povo colorado, não visse sua obra concretizada. Pinheiro Borda faleceu em 26 de abril de 1965, quatro anos antes da inauguração do Gigante.

Cápsula do tempo
Integrante das comemorações da Festa Gigante – que celebrou a reinauguração do Beira-Rio, em 2014 – , a Cápsula do Tempo foi um dos momentos mais emocionantes para a torcida do Inter. Na ocasião, os torcedores puderam deixar suas memórias coloradas em forma de carta, bilhetes e fotos para serem lidas e vistas em 45 anos. Todas as lembranças foram inseridas no objeto que agora será enterrado na Praça José Pinheiro Borda.
Gigante que nasceu das águas
O mural conta com sequência de fotografias mostrando a evolução do estádio colorado, desde o início de sua construção, passando pela reformulação até chegar ao momento atual, em que colorado(a)s podem desfrutar de um estádio capaz de receber qualquer competição em nível internacional. Junto às fotografias, há diversas placas em homenagem ao Inter e a todos que contribuíram para que o sonho de construir um Gigante sobre as águas se concretizasse.
Yorumlar