Invicto, Inter iguala 2006 e seca Palmeiras e Libertad por segundo lugar da fase de grupos
- entrelinhascolorad
- May 8, 2019
- 2 min read

Invicto, com o primeiro lugar no grupo e classificado para as oitavas de final. De quebra, com a mesma pontuação da fase de grupos do inesquecível 2006, ano em que conquistou a América pela primeira vez. O Inter termina a fase de grupos com motivos de sobra para comemorar. Mas ainda resta uma missão ao grupo de Odair Hellmann e aos torcedores colorados. Sem poder mais alcançar o Cruzeiro, o Inter seca Palmeiras e Libertad para ficar em 2º na classificação geral.
Na última terça-feira, já assegurado como campeão da chave, Odair Hellmann mandou a campo um time misto contra o River Plate, no Monumental de Núñez. Nem por isso foi menos ambicioso. O Colorado lutou, virou o jogo, mas cedeu o empate em 2 a 2 já nos acréscimos.
Com o resultado, terminou com 14 pontos, quatro a mais que os comandados de Marcelo Gallardo. Apesar de não ter superado o Cruzeiro, que já tem 15, e ficar, no máximo, em segundo na classificação geral, o Inter manteve a invencibilidade. Ainda repetiu a mesma marca de 13 anos atrás, ano do primeiro título continental. Só não fica com a melhor campanha pelo saldo de gols atingidos pelos comandados de Abel Braga (9 a 5).
O rendimento, inclusive, já coloca o Colorado, na pior das hipóteses, em quarto lugar entre todos os times da primeira fase. Com mais grupos a serem finalizados, apenas Palmeiras e Libertad têm condições de superar os gaúchos. Ambos somam 12 pontos, nos Grupos F e H, respectivamente. Os colorados aguardam os confrontos do Verdão com o San Lorenzo em São Paulo nesta quarta-feira e dos paraguaios diante do Rosario Central na Argentina para saber a posição final no mesmo dia. Mas já comemoram o rendimento.
O resultado poderia ser melhor. Fizemos um grande jogo contra uma equipe forte na casa do adversário. Dominamos o jogo todo. Encaminhava-se para o fim e tomamos aquele gol. Gostinho amargo, mas o mais importante é a campanha invicta e uma das melhores campanhas. Evoluímos no momento certo. Crescemos como equipe, como grupo. O grande craque é o grupo – comemora o vice de futebol Roberto Melo.
As campanhas recentes do Inter na Libertadores
2006 - 14 pontos (saldo 9)
2019 - 14 pontos (saldo 5)
2011 - 13 pontos (saldo 11)
2015 - 13 pontos (saldo 6)
2010 - 12 pontos
2012 - 8 pontos
O desempenho respalda o trabalho liderado por Odair Hellmann. O treinador costuma valorizar o grupo e não restringe o time em apenas a formação ideal. Em Buenos Aires, deu oportunidade a Rodrigo Lindoso, Nonato, Guilherme Parede, além de Rafael Sobis, entre os titulares. Este último, apesar de hoje não ser titular fixo, é uma das principais peças do Inter.
O processo é esse. Há avaliações, mas confiança e o dia a dia. Hoje (ontem) tivemos a confiança de colocar quem estava 100%. A resposta foi altamente positiva no jogo, no coletivo. Isso nos mostra o caminho. Quanto mais isso ocorre, mais fortalece a ideia. Como eu disse, a convicção é essa. Você não ganha título se não usar o grupo. Ele em dado boa resposta e nos deixa muito feliz – vibra.
Fonte globoesporte.com
Comments