top of page

O dia em que o Papa visitou o Gigante

  • Writer: entrelinhascolorad
    entrelinhascolorad
  • Jul 5, 2019
  • 2 min read

A ainda tranquila Porto Alegre parou em 5 de julho de 1980. As calçadas das principais ruas e avenidas foram tomadas por populares. Todos queriam testemunhar a passagem de João Paulo II, o primeiro Papa a visitar o Brasil e o Rio Grande do Sul, pela capital gaúcha. O "Papa Móvel" transportou o pontífice por vias importantes, como Farrapos, Cristóvão Colombo e Borges de Medeiros, até chegar ao Complexo Beira Rio, onde o Papa rezou uma missa no Ginásio Gigantinho, caminhou pelo pátio do Estádio e tirou fotos com fiéis. Naquele dia, a Capela Nossa Senhora das Vitórias também recebeu a visita e a benção do Santo Papa João Paulo II.

A Capela Nossa Senhora das Vitórias foi inaugurada em 28 de abril de 1980, com ofício celebrado pelo Cardeal Vicente Scherer, "como símbolo de nossos ideais cristãos, única e imorredoura esperança para a humanidade", segundo placa instalada no local. As obras iniciaram em 1975, pelo presidente Eraldo Herrmann, e foram concluídas em 1980, na gestão do presidente José Asmuz. Ela fica localizada ao lado do Estádio Beira-Rio, defronte ao Rio Guaíba. No dia da inauguração houve uma procissão de torcedores no traslado da imagem da Nossa Senhora das Vitórias, desde a antiga capela localizada no saudoso estádio Eucaliptos, antiga casa colorada, até a nova capela, marcando de forma emocionante a inauguração do local.

O templo colorado passou por uma série de reformas com obras de remodelação em 2007, quando o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, celebrou uma missa que marcou a reinauguração da capela. Entre as reestruturações no interior do local, foram reformados os banheiros, a sacristia, o altar e o salão. Todo o ambiente, com capacidade para 100 fiéis, recebeu climatização com ar condicionado e uma cúpula de vidro em vermelho. Para um maior conforto dos visitantes, poltronas individuais substituíram os bancos. A capela recebe missa todos os domingos, a partir das 11h15.

Fotos: Servizio Fotografico Arturo Mari / LOsservatore Romano Citta del Vaticano


 
 
 

Comments


bottom of page