Título, brilho de Sobis e só uma queda: Inter tem histórico positivo em matas contra o Cruzeiro
- entrelinhascolorad
- Aug 7, 2019
- 3 min read

Não bastasse o momento antagônico de Inter e Cruzeiro, o histórico nos embates entre as duas equipes em duelos eliminatórios também é favorável aos colorados. O duelo que começa hoje por uma vaga na final da Copa do Brasil será o sétimo mata-mata entre duas equipes, com cinco triunfos colorados e apenas uma eliminação até hoje.
O mais emblemático desses confrontos, claro, é a conquista do Brasileirão de 1975, o primeiro título nacional do futebol gaúcho. Mas Inter e Cruzeiro também se enfrentaram em quartas de final de Brasileiro, Copa João Havelange e até em Copa Sul-Americana. Pela Copa do Brasil, o confronto desta quarta-feira, às 21h30, no Mineirão, será o primeiro entre as duas equipes.
O jogo entre Cruzeiro e Inter terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com para todo o Brasil, com narração de Luis Roberto e comentários de Júnior e Casagrande. O SporTV também transmite ao vivo para todo o Brasil, com narração de Rogério Correa e comentários de Lédio Carmona e Grafite. O GloboEsporte.com ainda transmite ao vivo as entrevistas de técnicos e jogadores dos dois clubes após a partida.Relembre abaixo os principais confrontos:
O Gol Iluminado
Há quase 44 anos, mais exatamente em 14 de dezembro de 1975, 82.568 pessoas compareceram ao Beira-Rio para empurrar o Inter, então comandado por Rubens Minelli, na decisão do título brasileiro. Aos 11 minutos, Piazza cometeu falta em Valdomiro no lado direito de ataque colorado.
O próprio ponteiro colorado bateu na cabeça de Figueroa dentro da área, exatamente no único feixe de luz do sul que iluminava o gramado do Beira-Rio naquela tarde. O feito ficaria eternizado como o "Gol Iluminado", que marcaria o primeiro dos três títulos do Brasileirão do Inter na dourada década de 1970.
Vaga no "Gre-Nal do Século"
No início de 1989, as equipes voltaram a se enfrentar nas fases decisivas do campeonato nacional. Desta vez, pelas quartas de final do Brasileirão de 1988. Sim, 88. O campeonato estendeu-se ao ano seguinte. Após um empate em 0 a 0 no Mineirão, a decisão veio para o Beira-Rio.
O Inter, então comandado por Abel Braga, fez valer o fator local, ao vencer por 2 a 0, com gols de Nenê e Maurício. O jogo, aliás, credenciou a equipe a enfrentar o Grêmio nas semifinais. E com vitória por 2 a 1 de virada no clássico eternizado como "Gre-Nal do Século".
A derrota colorada
Em 2000, ocorreu o único revés colorado. O confronto era válido pelas quartas de final da Copa João Havelange. O jogo de ida acabou empatado em 1 a 1, no Beira-Rio. O duelo da volta, no Mineirão, teve contornos épicos.
O Inter saiu à frente do placar, com Cleber contra, após cruzamento de Elivélton. Sorín deixou tudo igual, Geovanni cobrou falta com perfeição para virar a partida, mas Fábio Rochemback voltou a empatar a partida. Por fim, Fábio Júnior fez o gol da vitória e da classificação do Cruzeiro, por 3 a 2.
Gol de Sobis
Quatro anos depois, ocorreu o único embate eliminatório por competições sul-americanas (em 1976 eles duelaram pela fase de grupos da Libertadores). O Inter, então comandado por Muricy Ramalho, mostrou sua força e superou a Raposa nos dois jogos. No Beira-Rio, vitória por 3 a 1, gols de Fernandão, Wilson e Chiquinho (Leandro descontou). No Mineirão, nova vitória, desta vez por 1 a 0, gol do único remanescente daquele grupo, Rafael Sobis.
Resta saber como será o duelo desta quarta-feira. A partir das 21h30, as equipes começam a disputa por uma vaga à decisão da Copa do Brasil. O jogo de volta ocorrerá no mesmo horário, no dia 4 de setembro.
Fonte Globoesporte.com
Comments